
Você faz atendimento por convênio?
Para entregar a qualidade e resultados que me proponho, todos os serviços são particulares.
Mas não se preocupe, você pode solicitar reembolso dos atendimentos para a seu convênio, você paga por uma consulta particular e através de uma nota fiscal, solicita o reembolso pelo convênio. Para saber mais sobre a politica de reembolso entre em contato com a operadora do seu plano.
Esse é um direito seu que está garantido pela lei.
II.1. O instituto do reembolso na Lei n° 9.656/98: http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MzM3OQ==&highlight=WyJybiJd

Fisioterapia Domiciliar?
A Fisioterapia em Casa ou também chamada de Fisioterapia Home Care surgiu com o intuito de oferecer um ambiente mais confortável e um tratamento mais particular para cada paciente.
As pessoas que optam pela presença do profissional de fisioterapia em casa o fazem por diversos motivos, como a flexibilidade de horários, a impossibilidade de locomoção sobretudo no caso de pacientes acidentados ou com idade mais avançada, e até mesmo o conforto e a praticidade que as nossas casas oferecem.
Na fisioterapia home care, não faltam recursos para que o paciente se recupere de lesões ou enfermidades. As técnicas empregadas, bem como os recursos como aparelhos e equipamentos, são deslocados até a residência do enfermo, tornando a casa um verdadeiro consultório, com o melhor a ser oferecido para que haja o pleno restabelecimento da saúde.
Preciso de encaminhamento médico para marcar uma consulta com o fisioterapeuta?
Você não precisa de encaminhamento médico para marcar uma consulta ou fazer seu tratamento. O Fisioterapeuta é profissional de primeiro contato. Isso significa que você não precisa ter o encaminhamento de nenhum outro profissional para marcar uma consulta. O Fisioterapeuta é um profissional independente e capaz de avaliar, fazer diagnóstico fisioterapêutico, tratar, reavaliar, dar alta aos seus pacientes e fazer encaminhamento a outros profissionais caso seja necessário.

Quando procurar um fisioterapeuta?
Em primeiro lugar, se você acha que devemos recorrer à fisioterapia apenas quando sofremos algum acidente, saiba que está completamente enganado e é bom ter consciência disso!
Isso acontece porque a fisioterapia pode tratar diversas condições, não ficando restrita apenas para casos de lesões ou fraturas.
A fisioterapia é a especialidade médica que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
Sendo assim, você também pode optar pela fisioterapia para os casos abaixo:
-
Alívio de dores: as práticas manuais terapêuticas podem ajudar a solucionar as dores;
-
Tratamento de insônia: bruxismo e síndrome das pernas inquietas são alguns problemas que prejudicam o sono e a fisioterapia pode ajudar a resolvê-los;
-
Recuperação esportiva: os atletas podem prevenir e tratar lesões;
-
Doenças respiratórias: os exercícios de controle da respiração da fisioterapia respiratória ajudam na recuperação de doenças como bronquite e pneumonia.
-
Na terceira idade: a fisioterapia ajuda os idosos a conquistar uma melhor qualidade de vida;
-
Incontinência urinária: o fisioterapeuta pode tratar a incontinência urinária e outros problemas urinários por meio de aparelhos específicos e alguns exercícios;
Quais são os tratamentos fisioterapêuticos?
Confira uma lista de alguns procedimentos fisioterapêuticos:
-
Cinesioterapia: consiste no alongamento e fortalecimento, com objetivo de melhorar a movimentação funcional do local prejudicado;
-
Eletroterapia: utiliza corrente elétrica, em diferentes intensidades e frequências, para melhorar dores, provocar a estimulação neuromuscular e regenerar tecidos vasculares;
-
Fototerapia: a partir do uso da luz, provoca redução da dor e da inflamação, e reparação de tecido;
-
Hidroterapia: prática de exercícios em água fria ou morna para relaxamento muscular e melhoria na mobilidade articular;
-
Massoterapia: utiliza-se de massagem para relaxar os músculos, drenar os membros e estimular as terminações nervosas;
-
Mecanoterapia: com equipamentos específicos essa técnica tem ação anti-inflamatória e analgésica;
-
Respiratória: tratamento com finalidade de melhorias e reabilitação do sistema respiratório, com o uso de incentivadores respiratórios;
-
Crioterapia: utiliza-se de compressas e imersões frias, para diminuir dores, inflamações e estimulação neuromuscular.

Tenho encaminhamento médico, preciso passar por avaliação fisioterapêutica?
Sim, você precisa.
O diagnóstico fisioterapêutico é diferente do diagnóstico médico, enquanto o médico diagnostica a patologia(doença) como por exemplo uma dor lombar provocada por uma hérnia de disco ou inflamação do nervo ciático o fisioterapeuta irá examinar e diagnosticar as alterações de funcionamento ou movimento que levaram a esta condição médica e definir qual o melhor tratamento e número de sessões necessárias para tratar essa condição.
Já o número de sessões prescrito pelo médico ( geralmente 10 a 20 sessões) é um procedimento para definir quando você deve retornar para um novo exame com ele. Essa prescrição também serve como recurso para liberação de atendimentos junto ao plano de saúde.
Já a quantidade de sessões e conduta para tratamento fisioterapêutico são exclusivamente definidas pelo fisioterapeuta responsável pelo seu tratamento.